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5 livros que todo profissional de RH deveria ler

Aproveite a quarentena para se atualizar na área de recurso humanos.




Em um mercado de trabalho extremamente competitivo, como a área de recursos humanos é hoje, um conhecimento aprofundado e atualizado pode fazer toda a diferença. É ele que fará com que você se destaque no seu emprego atual ou consiga um novo cargo.


Uma excelente forma de aprender mais sobre essa área e descobrir quais são as pautas mais discutidas hoje em dia, é a leitura de alguns livros.


As tarefas da um bom profissional de RH englobam muito mais do que conduzir processos de recrutamento e seleção e fornecer treinamentos. São eles que irão cuidar de toda uma equipe nos mais diversos aspectos. Por isso é tão importante ter um conhecimento aprofundado sobre gestão, liderança e comunicação.


Atualmente, uma grande parte da população encontra-se em isolamento social. Por isso, uma boa forma de aproveitar esse tempo em casa é lendo novos livros que poderão ser extremamente úteis no exercício de suas funções.


Tendo isso em mente, fizemos uma lista com 5 livros que todo profissional de RH deveria ler. Confira a seguir:


Como fazer amigos e influenciar pessoas - Dale

Carnegie



Esse livro é um dos clássicos do mundo dos negócios. Sua primeira versão foi publicada em 1936! E mesmo assim, suas temáticas continuam muito atuais e podem ajudá-lo em várias circunstâncias.

Carnegie elenca uma série de etapas baseadas em manter o interesse no outro, evitar discussões, entre outros pontos. Vale a pena conferir e colocar em prática, é um excelente guia para te ajudar a expandir suas ideias no seu local de trabalho.


Comunicação não-violenta - Marshall B. Rosenberg



O tema e as práticas de comunicação não-violenta tem sido muito debatidas e adotadas nos últimos tempos. Elas podem ser extremamente úteis no manejo dos colaboradores e na resolução de conflitos.


No livro, Rosenberg ensina a forma de estabelecer um diálogo saudável com os outros. Também demonstra a importância da vulnerabilidade e de elaborar um pedido claro sobre o que gostaríamos que o outro fizesse.


Essas estratégias também podem ser úteis nos momentos de dar feedback.


Gestão de pessoas - O novo papel dos recursos humanos nas organizações - Idalberto Chiavenato


Chiavenato é uma referência na área de recursos humanos. Em uma de suas obras mais recentes, ele enumera o novo modo de ser e agir dentro da gestão de pessoas, bem como o novo papel desse setor dentro de qualquer organização. É uma ótima forma de se atualizar.


Bom chefe, mau chefe - Robert Sutton


Esse livro é ótimo para exemplificar como os bons líderes agem, quais são suas ações que devem servir de inspiração, e como os péssimos líderes agem, ações que devem ser evitadas. É um compilado bastante instrutivo sobre práticas de gerenciamento.



Como dizer - A arte de dar e receber feedback - Eliana Pita


Esse livro é fundamental. A autora demonstra por A mais B a importância da cultura de feedback dentro da empresa, como ela deve ser desassociada a um momento negativo e precisa se tornar um hábito comum entre todos os colaboradores de uma empresa.



Gostou das nossas dicas? Confira outras de nossas listas culturais sobre a área de recursos humanos.


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr

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