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4 lições valiosas que toda empresa precisa aprender com as startups

Em 2018, haviam cerca de 10.000 startups mapeadas no país, um número bastante expressivo. Essas empresas, que até alguns anos atrás eram apenas uma promessa, hoje são o negócio dos sonhos para quem quer empreender e para quem quer investir. Descubra 4 práticas das startups sua empresa precisa adotar agora.





Hoje em dia, frequentemente vemos a palavra startup em matérias jornalísticas ou sendo dita por especialistas em mercado e economia. Mas afinal, o que são startups?


É comum que essas empresas sejam associadas ao mercado digital e a produção de aplicativos inovadores. Mas elas são muito mais que isso.


Atualmente, a definição mais difundida afirma que as startups são empresas compostas por um grupo de pessoas que buscam desenvolver um modelo de negócio inovador, que posteriormente possa ser repetível e escalável. Além disso, costumam trabalhar em um cenário de grande incerteza, buscando sempre novas soluções.


Pensando nessa definição e no crescimento massivo dessas “pequenas empresas”, que de pequenas não tem nada, a muito o que aprender, baseando-se no seu processo de desenvolvimento.


Hoje, consumimos diariamente os produtos, serviços e conteúdos de várias startups. Isso se tornou tão natural que nem sequer percebemos. Dentre os unicórnios brasileiros (startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares) que fazem parte do nosso cotidiano, podemos citar o iFood, a 99 e a Nubank.


Por isso, separamos 4 lições importantíssimas que sua empresa precisa aprender com as startups para se desenvolver e destacar ainda mais. Confira a seguir.


Busque ideias inovadoras


Esse passo pode parecer extremamente óbvio porque, afinal de contas, que empresa não deseja ter uma ideia que será revolucionária e colocará todos os holofotes sobre ela?


Bom, que todo mundo almeja esse destaque é verdade, mas o que o seu negócio está fazendo efetivamente para conseguir isso?


Esse é o principal foco de uma startup, é o que as move, por isso muitas delas rapidamente passam de uma pequena empresa, composta por quatro amigos e um sonho, para empreendimento gigantescos.


Para adaptar isso para o seu negócio, é importante que sua equipe de colaboradoras seja extremamente integrada. Todos os membros precisam se sentir partes valiosas, capazes de oferecer boas soluções e novas possibilidades.


Grandes ideias podem surgir de todas as partes. Por isso, estimule que seu time tenha voz ativa, quebre a formalidade excessiva na comunicação entre gestor e subordinados, isso impede que o compartilhamento de ideias ocorra de maneira livre.


É claro que esse tipo de prática é mais fácil em empresas que já tem um modelo de gestão mais horizontal, mas mesmo que esse não seja o caso, ainda é possível implementar aos poucos essa mentalidade de trabalho e ter resultados incríveis.


Não desanime em meio a adversidade


Como foi dito anteriormente, um dos pilares das startups é trabalhar e se desenvolver em meio a um cenário incerto.


Atualmente, a maioria das empresas se encontra no momento mais desafiador possível: as alterações no processo produtivo e de vendas causadas pela pandemia do novo coronavírus.


Essa é realmente uma situação que pode ser completamente desesperadora a princípio. Mas, por outro lado, também é uma grande possibilidade de reinvenção e adaptação.


Em um cenário bem menos catastrófico mas também bastante desafiador, as startups começam seus projetos de negócio. Por isso, lidar com incertezas já faz parte do seu modus operandi.


Todas as empresas podem se beneficiar com essa mentalidade e agora é um excelente momento para começar.


Investir no e-commerce, na produção de cursos e na adaptação de serviços para uma modalidade online, são alguns exemplos de reinvenção.


E essas mudanças podem permanecer após o fim do isolamento social, bem como a ideologia de inovação.


Treinamento de pessoal


O mercado das startups é conhecido por estar sempre se atualizando e trazendo o que há de mais moderno. Uma forma de manter sua equipe sempre a par dos processos mais efetivos e otimizados é realizar treinamentos e capacitações.


Por isso, uma prática que pode ser adotada ou aumentada pela sua empresa é a implementação de mais treinamentos e de uma cultura que valorize a educação corporativa.


Assim, seus colaboradores ficarão mais confiantes e serão estimulados a darem novas ideias.



Faça da tecnologia sua aliada


É difícil pensar em algum negócio hoje em dia que visa crescer mas não utiliza qualquer recurso tecnológico para auxiliá-lo.


Porém, existem empresas que poderiam se beneficiar bem mais da tecnologia. Ela definitivamente é a grande marca das startups. Por isso, é importante estar sempre se atualizando sobre novos programas e plataformas que podem ajudá-los nessa tarefa.


Algumas adaptações de sistema podem parecer complicadas em um primeiro momento, mas se trouxerem otimizações, com certeza vale a pena o esforço inicial.



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Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.

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