• RH Jr

4 lições valiosas que podemos aprender com a cultura organizacional do Google

Todos sabem que o Google é uma grande empresa que se tornou exemplo de sucesso em vários âmbitos. Com sua cultura organizacional e gestão de pessoas não poderia ser diferente. Entenda quais são as práticas adotadas por esse gigante da tecnologia que dão tão certo.




O Google está presente na vida da grande maioria das pessoas do mundo inteiro. E isso não aconteceu por acaso. A empresa, que foi fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, é hoje uma das mais valiosas do mundo, junto com a Amazon e a Apple.


O que começou como um projeto no fundo da garagem de uma amiga se tornou uma potência. E atualmente, o Google não é referência apenas em inovação e tecnologia, mas também em gestão de pessoas.


Seus métodos inovadores e pouco ortodoxos ficaram muito famosos, sobretudo por terem resultado em um case de sucesso na área de cultura organizacional.


Seus colaboradores não adotam dresscode, podem escolher em grande parte como administram sua jornada de trabalho, tem salas de jogos onde podem fazer uma pausa e relaxar a qualquer momento, dentre outras medidas que hoje são bastante comuns em várias startups.


Mas essas são apenas algumas práticas que fizeram as estratégias de gestão da empresa serem tão bem sucedidas. Conheça a seguir 5 práticas valiosas adotadas pelo Google que sua empresa deve começar a incorporar agora.


1.Ambiente informal


As estruturas tradicionais, com modelos rígidos, não fazem parte do dia-a-dia da equipe do Google. O ambiente da empresa inspira e incentiva a informalidade, não apenas no que diz respeito ao vestuário como foi dito anteriormente, mas com relação aos processos.


Há menos burocracia na resolução de problemas e um estímulo a um ambiente dinâmico, que respira inovação e acredita que ela pode surgir de qualquer lugar. Por isso, as formalidades técnicas servem apenas para atrasar esses processos.


2.Liberdade


O ambiente da empresa estimula que seus colaboradores sejam autônomos, e se sintam-se livres para expressar e organizar a maneira como trabalham. Isso pode parecer um pouco estranho para quem está acostumado com um regime CLT e a “bater ponto”.


Mas é importante ressaltar que essas medidas são extremamente eficazes para a produtividade. Os membros da equipe aprendem a trabalhar da maneira mais otimizada possível, o que nem sempre corresponde com as jornadas tradicionais.


Existe uma cobrança altíssima por excelência dentro da empresa, o que gera bons resultados. Mas você tem autonomia para estabelecer o seu modus operandi.


3.Missão, visão e valores muito bem delineados


Esse é um passo muito importante. É ele que vai alinhar a sua equipe e irá influenciar até mesmo no momento de recrutamento de novos talentos. E a Google faz isso muito bem. Tem uma missão, visão e valores muito sólidos e delimitados.


É importante que esses elementos estejam muito claros para todos em uma empresa. Assim a equipe fica mais alinhada e serve ao mesmo propósito. Sempre busque divulgá-los no seu periódico interno e deixe-os visíveis no site da empresa.


4.Estímulo à inovação


Uma empresa que lida com tecnologia e, mais do que isso, que revolucionou esse ramo, não poderia deixar de ter uma gestão que valoriza e estimula a inovação. E como foi dito anteriormente, boas ideias podem surgir de todos os lugares.


Por isso, preze sempre pela transparência e pela diminuição da burocracia. Assim, mais colaboradores se sentirão aptos a falar sobre suas ideias e algo revolucionário pode surgir disso.


Conclusão


Essas são medidas de grande impacto e que podem influenciar totalmente a sua empresa. Uma boa gestão de pessoas que adota esses valores, pode se destacar bastante.


Para acompanhar mais do o nosso conteúdo sobre inovação, clique aqui.


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.